Descomplicando pagamentos e recebimentos: Calin, Carteira digital

Descomplicando pagamentos e recebimentos: Calin, Carteira digital

O desafio

A ideia de desenvolvimento do projeto surgiu de um briefing do tifolio.com.br. O site que funciona como gerador de projetos fictícios para product designers. O objetivo é a construção de um case baseado em um cliente real, atendendo demandas compatíveis com as exigências e desafios do mercado profissional.

Atuação

Meu papel foi desenvolver a solução completa (discovery e delivery) e apresentar em formato de case durante o processo seletivo.

O cenário atual

De acordo com pesquisa realizada em julho de 2020, 40% dos brasileiros já usam meios de pagamento digitais e outros 96% pretendem manter o hábito mesmo após a pandemia do Corona Vírus.

Em pesquisa feita pelo Capterra, o aumento no volume de pagamentos digitais desde o início da pandemia aumentou em aproximadamente 32%.

Divulgação: Capterra

Entre os principais motivos para adoção de plataforma para pagamentos digitais estão: A maior segurança, citado por 29% dos usuários, e a comodidade/não necessidade de contato com terceiros, 28%.

Ainda em 2020, observando a crescente das fintechs na participação do mercado, o Banco Central implementou o PIX: uma plataforma de transferencia interbancária que funciona 24hrs por dia, 7 dias por semana, algo que clientes de bancos digitais como Nubank e Inter já estavam acostumados a utilizar.

A pesquisa

Nessa etapa, a ideia era coletar a maior quantidade possível de informação dos usuários, entendendo suas principais dores e anseios. Pra ter um ponto de partida utilizei a Matriz CSD como base.

Certezas:

1) As pessoas preferem a comodidade de um sistema digital;

2) É muito mais fácil guardar informações virtuais do que físicas (comprovantes, boletos, notas e etc).

Suposições:

1) As pessoas ainda tem receio em pagar online por questões de segurança digital;

2) Os aplicativos de pagamento por vezes são muito complexos pra quem não tem afinidade com tecnologia.

Dúvidas:

1) As pessoas preferem pagar com cartão de credito, débito ou transferência bancária?;

2) Criptomoedas como Bitcoin, Etherium e Lite Coin são amplamente utilizadas como meio de pagamento entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
3) Dinheiro ainda é um meio de pagamento amplamente utilizado?.

Resultados

1 - Qual a principal forma de pagamento que você utiliza para comprar online?

A) Cartão de credito: 57%

B) Boleto bancário: 20%

C) Cartão de débito: 10%
D) Carteira digital (paypal, mercado pago ou similares): 9%
E) Não compro online: 4%

2 - Caso não compre online, indique abaixo o motivo:

A) Não me sinto seguro: 60%

B) Prefiro testar o produto em uma loja antes da compra: 20%

C) Não tenho facilidade com tecnologia: 12%
D) Outros: 8%

3 - Qual a principal forma de pagamento que você utiliza para compras em lojas físicas:

A) Dinheiro: 45%

B) Cartão de débito: 32%

C) Cartão de credito: 20%
D) Carteira digital (paypal, mercado pago ou similares): 3%
E) Outros: 0%

4 - Qual a principal forma de pagamento você utiliza quando precisa pagar amigos, familiares e etc:

A) Dinheiro: 55%

B) Transferência bancaria (TED/DOC/PIX): 35%

C) Carteira digital (Paypal, PicPay, Mercado Pago ou similares): 9%
D) Outros: 1%

5 - Você sabe o que são criptomoedas?:

A) Sim: 22%

B) Não: 78%

6 - Caso conheça, você já utilizou para algum pagamento ou recebimento?

A) Sim: 2%

B) Não: 98%

*no total, 16 pessoas responderam a pesquisa.

O usuário

Com as informações coletadas nas pesquisas apresentadas acima foi possível extrair uma série de dados importantes para construir uma proto-persona com dados dos principais perfis de usuário. O objetivo é traçar uma rota inicial de validação da solução.

Proto-persona 1

Proto-persona 2

Jornada do usuário

Com todas informações tanto de persona quanto de pesquisa estabelecidas, fiz o mapa da Jornada do Usuário, o objetivo é compreender todas as etapas que o usuário percorre antes, durante e depois da utilização de um serviço financeiro de pagamento, possibilitando explorar oportunidades de melhoria não só da experiencia do usuário mas também do negócio.

A solução

Nessa etapa várias informações importantes já estavam definidas então iniciei a elaboração do projeto em si.

Antes de partir pro software resolvi esboçar algumas telas usando a técnica de "Rabiscoframe", o principal objetivo era levantar rapidamente algumas das principais funções da aplicação antes de desenvolver qualquer protótipo digital.

Wireframe e fluxo de navegação

Levantados alguns dos principais requisitos, documentei o fluxo de navegação da aplicação e desenvolvi algumas telas em baixa fidelidade para servirem de suporte.

Protótipo em alta fidelidade

Após estruturar todas as telas e estabelecer os fluxos e interações desenvolvi uma v1 do aplicativo com as principais telas utilizando o Figma.

Após estruturar todas as telas e estabelecer os fluxos e interações desenvolvi uma v1 do aplicativo com as principais telas utilizando o Figma.

Após estruturar todas as telas e estabelecer os fluxos e interações desenvolvi uma v1 do aplicativo com as principais telas utilizando o Figma.

Após estruturar todas as telas e estabelecer os fluxos e interações desenvolvi uma v1 do aplicativo com as principais telas utilizando o Figma.

A navegação pode ser realizada aqui.

Considerações finais

Acredito que com esse estudo de caso pude praticar vários conceitos que aprendi durante minha jornada de estudos, e pude perceber também meus principais pontos de oportunidade.

Por conta do tempo enxuto e também por executado tudo sozinho (desde a escrita desse case até a prototipagem) alguns pontos não foram totalmente explorados como gostaria, como uma validação do protótipo com usuários reais, por exemplo.

Por ora, considero esse projeto finalizado e pretendo partir para outros estudos de caso.

© Caique Ramos • 2025

© Caique Ramos • 2024